quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

I Etapa Circuito Territorio Centro - Proença a Nova

Tcharam... Estou de volta ao blog!
Depois de um período intermitente, voltei às corrida que mais me fazem feliz, aos trilhos, ao contacto com a Natureza longe da cidade e das multidões.

Aqui está o gráfico, parece bem mais fácil do que realmente foi!
Desde meados de Novembro até final do ano 2014, andei com dores no tornozelo esquerdo, segundo a médica tratou-se de uma tendinopatia tibial posterior.
Por isso abrandei os treinos e para esta prova não estava nas minhas plenas capacidades fisicas e psicológicas.
Todos os anos tenho sempre um grande objectivo, uma prova de fogo, até lá chegar preciso de treinar muito e bem e o território centro foi o escolhido para preparação do OMD 100k.
O Território Centro é composto por IV etapas:
Proença a Nova 47 Km
Vila Velha de Ródão 48 Km
Vila de Rei 67 Km
Sertã 47 km
No Circuito estão inscritos grandes atletas, e o facto de estar na partida com atletas de alto gabarito é uma grande honra.
A partida deu-se as 9h da manhã e apesar do sol radioso as temperaturas eram muito baixas, principalmente quando descíamos aos vales, onde o sol não chega durante várias horas e até dias.
Os campos completamente geados, a cada passo ouvia-se o gelo a quebrar por baixo dos pés.


A primeira metade do percurso era bastante rolante, com uma ou outra subida que nos obrigava a ir a passo mas nada de especial, logo a seguir uma recta ou descida mais ou menos técnica, que fazia acelerar o passo.
Praticamente durante a 1ª metade fui na companhia de não 1, não 2, mas sim 3 atletas que respeito e admiro: Rui Pedro Julião, David Faustino e Isabel Moleiro.
Fui perguntando sobre algumas experiências que tiveram, 100 milhas da Serra da Estrela, Mont Blanc, Maratonas... Até da S. Silvestre da Amadora falámos.
Uma verdadeira cavaqueira. :)
O pior veio após o km 28.
Comecei a acusar o cansaço e a não conseguir dar a volta as dificuldades que estava sentir.
Não consegui cerrar os dentes e atacar os trilhos que nem um serranito.
Desta vez o único Serranito naquela prova era o Luzio, que ia completamente largado, ainda antes do km 5 deixei de o ver.
Aos 30 km mesmo antes da subida da vigia senti a 1º cãibra no gémeo esquerdo, parecia que estavam a espetar mil agulhas.
Bolas... ainda falta tanto e já assim estou, pensei.
A partir dali foi um verdadeiro suplicio, só faltou ter um chicote e ir chicoteando-me enquanto corria.



Dores atrás de dores.
 
Valia me o telemóvel e o facebook que me permitiu ir conversando com alguns amigos pelo chat. Como me custava escrever, decidi fazer mensagens de voz.
Certamente uns simplesmente riam, outros rebolavam de tanto rir, outros pensavam, "este gajo é maluco", outros, "isto não é correr... até dá tempo para isto" outros (se calhar 1 ou dois, ou talvez nenhum) "este gajo é TOP, está a correr ha 3/4/5 horas e ainda consegue falar!? TOPMundial!!"
Bem, deu para rir e para passar um pouco melhor o tempo.
Alem destas comicada, tive um momento engraçado numa povoação antes de chegar aos Montes da Senhora.
Lá ia eu no meu passo apressado para que acabasse o sofrimento, avisto duas sras (velhotas)
 - atão rapaz, força...
Fiz o olhar 45 e disse à moda da beira "tarde" (boa tarde em português), com aquela voz cansada depois de um dia a passear as ovelhas, ou depois de um dia no campo, na apanha das azeitona, ou dos fardos de palha (só de pensar já me doem as costas).
- "tira umas tangerinas" - apontam para a árvore.
Disse:
- "obrigadinho, não é preciso."
- "tira lá rapaz que são boas."
Como já não tinha muita força para ripostar, rendi-me e estiquei o braço e apanhei duas.
Continuando, uns metros mais À frente, dois Srs (menos velhotes que as sras).
- "Tarde"...
- "Tarde..."
- "Força que está quase, já só faltam 10 km."
- "Pois... mas já cá moram 37."
- "Eu gabo-vos..." qualquer coisa que já não me lembro, disse o homem.
O outro viu que comia tangerinas e disse:
- "São boas não são? "
- "São pois"
- "Se quiseres leva mais, ou volta para trás."
Agradeci a gentileza e pensei. Sim... volto mesmo atrás. e fui a rir até aos Montes da Sra, aldeia onde estava o ultimo abastecimento.
Por falar em abastecimentos, sabem o que havia nos abastecimentos?
Sim, havia muita fruta, agua, refrigerantes, amendoins, batatas fritas, tomate com sal, sopa e ainda...
Papas de Carolo! Estavam tão boas, mas tão boas!
Melhores só as da minha mãezinha :)
Passado o ultimo abastecimento situado nos Montes da Senhora, já "só" faltavam cerca de 7 km.
Neste troço as cãibras sucediam-se umas atrás de outras e para ajudar o desanimo os atletas iam passando por mim uns a seguir aos outros.
A sorte é que apareceu o Luzio para me ir buscar por uma orelha. O rapaz vinha fresco que nem uma alface.
Valeu amigo!
A minha power puff runner concluiu o primeiro ultra trail e eu fiquei muito orgulhoso pela sua conquista.

Não foi lá grande desempenho, mas deu para perceber que tenho muito km por trilhar.

Quanto à organização, uma vez mais primaram pelas excelentes marcações, percurso duro q.b com paisagens magnificas.

Sábado, 7 de Fevereiro, Vila Velha aí vamos nós!


Sem comentários:

Enviar um comentário